terça-feira, 2 de janeiro de 2018

RETROSPECTIVA: os melhores e os piores de 2017

Como já é costume aqui no Recanto, ao invés de fazer uma retrospectiva no final do ano, o RANKING DOS MELHORES E PIORES FILMES DE 2017 é feito no começo de 2018. Inclusive porque, dessa vez, um dos filmes foi visto bem no final.

Antes, porém, é necessário estabelecer algumas premissas.:
- há um link para redirecionamento da crítica do filme respectivo (evidentemente, dos que tiveram crítica escrita por mim, publicada aqui ou no CcR);
- trata-se de um ranking pessoal, logo, inclui apenas os filmes que este crítico assistiu em 2016, o que exclui pérolas como "Transformers 5: O Último Cavaleiro" e o tupiniquim "Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola" (hors concours);
- ao contrário do que ocorreu antes, serão considerados os filmes lançados comercial e oficialmente no circuito cinematográfico brasileiro e também no sistema de streaming, portanto, a Netflix, que vem inegavelmente ganhando força, poderá estar no ranking;
- o critério não leva em conta apenas a nota dada na crítica (caso a crítica tenha nota), já que essa matematização é ainda mais irrelevante para fins comparativos, servindo, no máximo, para alguma noção mínima relativa à qualidade geral do filme;
foram excluídos os indicados ao Oscar de Melhor Filme em 2017, por duas razões. A primeira delas é que esses filmes já estão muito difundidos entre o público brasileiro, já que a indicação da Academia dá bastante visibilidade. A segunda razão é que, se chegaram a esse patamar, sua qualidade é praticamente inquestionável, inclusive escapando ao propósito da lista. Por outro lado, potenciais indicados ao Oscar de 2018 poderão constar no ranking.


MELHORES FILMES DE 2017
Por quê? A direção é fenomenal ao coreografar as cenas de ação de acordo com a música. É um blockbuster diferenciado, jovial e feito para quem gosta de adrenalina - apesar do roteiro deixar a desejar.

9º) ATÔMICA
Por quê? Mais um filme de ação que, se decepciona no roteiro, é fenomenal em todo o restante. Conforme eu previa, acabou sendo o melhor filme de ação da temporada: há um plano-sequência tão magnífico que justifica o filme inteiro.
Em tempo: por ser mais maduro no plot, "Atômica" vence "Baby Driver". A trama é mais complexa e evita o clichê do herói e do romance padrão.

8º) A CRIADA
Por quê? Simplesmente porque é mais um filme de Park Chan-wook, cineasta responsável pelo incomparável "Oldboy" e que traz mais uma obra excelente. E mais um plot twist.

7º) A GUERRA DOS SEXOS / OKJA
Por quê? Raro empate técnico entre dois filmes ideológicos. "A Guerra dos Sexos" consegue ser didático no discurso sobre feminismo e igualdade de gênero, sem se tornar enfadonho ou fazer disso uma bandeira nos moldes tradicionais - ao contrário, dá um viés suavemente cômico e, ainda assim, leva à reflexão. Genial! Isso tudo sem contar atuações soberbas de Emma Stone e Steve Carrell. Por sua vez, "Okja" tem um discurso ideológico menos incisivo, todavia, é mais tocante em momentos pontuais. Apesar da narrativa previsível, é mais original no enredo e tem ótimos efeitos visuais. Duas propostas distintas e igualmente eficazes, cada uma à sua maneira.

Por quê? É o encerramento sensacional de uma trilogia espetacular. Roteiro, direção, atuações, efeitos visuais, tudo é tão bom que é um filme obrigatório para qualquer cinéfilo.

5º) O ESTADO DAS COISAS
Por quê? É uma grata surpresa ver Ben Stiller atuando bem e fazendo o público refletir sobre a desnecessidade do constante questionamento do porquê de a grama do vizinho ser sempre mais verde. Sem muitos recursos cinematográficos exceto texto e atuação, o longa cutuca a ferida: por que temos essa necessidade de comparação com outras pessoas? Por que sempre achamos que os outros são felizes? Por que o que é exposto nas mídias sociais corresponde à realidade? Por que estamos sempre insatisfeitos com o que temos? Por que é essa a condição humana?

Por quê? Nostalgia com menos escatologia (que o primeiro filme), Danny Boyle mostra como se faz cinema de qualidade, unindo técnica, originalidade e entretenimento.

3º) THELMA
Por quê? Porque é um filme inteligente, diferenciado, sem igual. Talvez não seja inesquecível, mas é corajoso, arrojado e desafiador em relação aos padrões conservadores - sociais e cinematográficos. Isso é arte, ou melhor, isso é boa arte.

2º) CORRA!
Por quê? Original e criativo, o longa deu o que falar em 2017 - e não foi por sua indicação na categoria comédia no irrelevante Globo de Ouro. Trata-se de um longa que subverte as noções de gênero ao criticar o racismo em um roteiro muito sagaz. Não existe filme igual a esse.

1º) MÃE!
Por quê? É simplesmente brilhante.

MENÇÃO HONROSA: TRAINSPOTTING: SEM LIMITES
É um clássico, portanto, obrigatório para qualquer cinéfilo. Está disponível na Netflix já há algum tempo.


PIORES FILMES DE 2017
10º) A GRANDE MURALHA
Por quê? Não é necessário roteiro quando se tem uma grande estrela (Matt Damon), ainda que atuando mal (como de costume) e muito uso de tela verde.

9º) BAYWATCH
Por quê? Humor descerebrado e paradigma machista juntos. Nem Dwayne Johnson salva.

Por quê? Mais um filme sem roteiro. Nem Halle Berry salva.

Por quê? O que é pior: não ter roteiro, ou ter um roteiro ruim? Nesse caso, o roteiro é piegas e machista. Para agravar, não há o carisma de Dwayne Johnson, nem o esforço de Halle Berry, mas a "canastrice" de Gerard Butler.

6º) BRIGHT
Por quê? Como justificar um filme em que apenas o trabalho de maquiagem e penteado é realmente bom (ainda assim, com uma ressalva)? E a Netflix ainda quer uma continuação...

Por quê? Serve para corações de manteiga que se deixam levar por histórias tristes na superfície (mas que, no fundo, são mais rasas que um pires) interpretadas por um elenco experiente (mas que não necessariamente atua bem na produção). Enxergando rigorosamente, o filme é muito ruim.

Com mais um filme no top 10, Will Smith pediria música no Fantástico?

4º) MAX STEEL
Por quê? Consegue ser pior que os filmes de jogos!

3º) OS BELOS DIAS DE ARANJUEZ
Por quê? Insuportavelmente moroso e niilista, uma tortura!

Por quê? O filme se esforça para ser ruim, tendo êxito incomparável!

Por quê? De concepção à execução, tudo é horrível. Pior é saber que tem fãs que defendem essa atrocidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário