sexta-feira, 2 de março de 2018

Oscar 2018 -- Palpites e preferências




Como no ano passado, a ideia aqui não é esgotar o tema do Oscar, alongando as apostas e explicando as razões pelas quais determinado filme é favorito a determinado prêmio. A intenção, pelo contrário, é fazer um post sucinto, apenas mencionando os concorrentes, meus palpites das principais categorias e as minhas preferências (leia-se: em qual candidato eu votaria, caso fosse membro da Academia).


Não farei fundamentações, até porque muitos filmes já têm crítica minha disponível - aliás, os filmes que já têm crítica estão com link de redirecionamento (basta clicar no nome). Todos os indicados a Melhor Filme têm a crítica publicada aqui no Recanto ou no CcR, basta clicar no título do longa. Quanto aos demais, muitos também receberam crítica, bastando clicar no nome. Por fim, as categorias de curtas foram desconsideradas da análise.

Antes de iniciar o texto, importante mencionar que "A Forma da Água" foi indicado em 13 categorias, quase igualando o recordista do ano passado, "La La Land - Cantando Estações", que foi nomeado em 14. Porém, "La La Land" venceu "apenas" em seis: Diretor (Damien Chazelle), Atriz (Emma Stone), Fotografia, Trilha Sonora, Canção Original e Direção de Arte. Ou seja, o número de indicações não significa desempenho avassalador. E mais: não será surpresa se dividirem os dois principais prêmios novamente. Ano passado, Chazelle ganhou como Melhor Diretor pelo musical, enquanto "Moonlight" venceu como Melhor Filme. Agora, é grande a chance de uma repetição: "Três Anúncios Para um Crime" venceria como Melhor Filme, enquanto del Toro, diretor de "A Forma da Água", venceria como Melhor Diretor. Isso inclusive pode fazer algum sentido: o Melhor Diretor é o que faz a melhor obra do ponto de vista técnico, enquanto o Melhor Filme é o que é considerado mais importante por razões além da técnica.


MELHOR FILME
  1. Me Chame Pelo Seu Nome
  2. O Destino de Uma Nação
  3. Dunkirk
  4. Corra!
  5. Lady Bird - A Hora de Voar
  6. Trama Fantasma
  7. The Post - A Guerra Secreta
  8. A Forma da Água
  9. Três Anúncios Para um Crime
Palpite do vencedor: "Três Anúncios Para um Crime".
Eu votaria em: "A Forma da Água". Que tem chances reais de ganhar, só não é o mais provável.
Não será surpresa se ganhar: "Corra!".
Grata surpresa se ganhar: "Me Chame Pelo Seu Nome".


MELHOR DIREÇÃO
  1. Dunkirk - Christopher Nolan
  2. Corra! - Jordan Peele
  3. Lady Bird - A Hora de Voar - Greta Gerwig
  4. Trama Fantasma - Paul Thomas Anderson
  5. A Forma da Água - Guillermo del Toro
Palpite: Guillermo del Toro, de "A Forma da Água".
Eu votaria em: dos indicados, del Toro (de "A Forma da Água"), mas considero Luca Guadagnino de "Me Chame Pelo Seu Nome" injustiçado - seria ele o meu favorito.
Fortes candidatos: Greta Gerwig (de "Lady Bird - A Hora de Voar") e Jordan Peele (de "Corra!").
Decepção se ganhar: Christopher Nolan (de "Dunkirk"). Já é um exagero estar ali, considerando os concorrentes.

MELHOR ATRIZ
  1. Sally Hawkins - A Forma da Água
  2. Frances McDormand - Três Anúncios Para um Crime
  3. Margot Robbie - Eu, Tonya
  4. Saoirse Ronan - Lady Bird - A Hora de Voar
  5. Meryl Streep - The Post - A Guerra Secreta
Palpite: Frances McDormand (de "Três Anúncios Para um Crime"). Sua vitória é quase certa.
Eu votaria em: Sally Hawkins (de "A Forma da Água").
Forte candidata: Saoirse Ronan (de "Lady Bird - A Hora de Voar").
Grata surpresa se ganhar: Margot Robbie (de "Eu, Tonya").

MELHOR ATOR
  1. Timothée Chalamet - Me Chame Pelo Seu Nome
  2. Daniel Day Lewis - Trama Fantasma
  3. Daniel Kaluuya - Corra!
  4. Gary Oldman - O Destino de Uma Nação
  5. Denzel Washington - Roman J. Israel, Esq.
Palpite: Gary Oldman (de "O Destino de Uma Nação"). Mais uma vitória quase certa: ator veterano interpretando uma personagem real com pesada maquiagem.
Eu votaria em: Timothée Chalamet (de "Me Chame Pelo Seu Nome"), que é a única opção alternativa (os outros têm chances ínfimas).

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
  1. Mary J. Blige - Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi
  2. Allison Janney - Eu, Tonya
  3. Laurie Metcalf - Lady Bird - A Hora de Voar
  4. Octavia Spencer - A Forma da Água
  5. Lesley Manville - Trama Fantasma
Palpite: Allison Janney (de "Eu, Tonya").
Eu votaria em: Laurie Metcalf (de "Lady Bird - A Hora de Voar"). Janney está ótima, mas Metcalf tem um roteiro que dá maior margem para desenvolver a personagem, ao contrário da virtual vencedora, já que o roteiro de "Eu, Tonya" tem a personagem pronta.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
  1. Willem Dafoe - Projeto Flórida
  2. Woody Harrelson - Três Anúncios Para um Crime
  3. Richard Jenkins - A Forma da Água
  4. Christopher Plummer - Todo o Dinheiro do Mundo
  5. Sam Rockwell - Três Anúncios Para um Crime
Palpite: Sam Rockwell (de "Três Anúncios Para um Crime").
Eu votaria em: Sam Rockwell (de "Três Anúncios Para um Crime").
Pode surpreender: Christopher Plummer (de "Todo o Dinheiro do Mundo").
Grata surpresa se ganhar: Willem Dafoe (de "Projeto Flórida").

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
  1. Doentes de Amor
  2. Corra!
  3. Lady Bird - A Hora de Voar
  4. A Forma da Água
  5. Três Anúncios Para um Crime
Palpite: "Corra!".
Eu votaria em: "A Forma da Água".
Grata surpresa se ganhar: "Lady Bird - A Hora de Voar".
Decepção se ganhar: "Três Anúncios Para um Crime".


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
  1. Artista do Desastre
  2. Me Chame Pelo Seu Nome
  3. Logan
  4. A Grande Jogada
  5. Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi
Palpite: "Me Chame Pelo Seu Nome". 
Eu votaria em: "Me Chame Pelo Seu Nome". Se não ganhar, vai ser uma enorme injustiça.


MELHOR FILME ESTRANGEIRO
  1. Uma Mulher Fantástica (Chile)
  2. The Insult (Líbano)
  3. Sem Amor (Rússia)
  4. The Square - A Arte da Discórdia (Suécia)
  5. On Body and Soul (Hungria)
Palpite: "The Square - A Arte da Discórdia".
Eu votaria em: "The Square - A Arte da Discórdia".
Não será surpresa se ganhar: "Uma Mulher Fantástica".

MELHOR ANIMAÇÃO
  1. O Poderoso Chefinho
  2. Viva - A Vida é uma Festa
  3. O Touro Ferdinando
  4. Com Amor, Van Gogh
  5. The Breadwinner
Palpite: "Viva - A Vida é uma Festa".
Como não vi a maioria, me abstenho de comentar a minha preferência.

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
  1. Abacus: Small Enough to Jail
  2. Faces Places
  3. Icarus
  4. Last Men in Aleppo
  5. Strong Island
Palpite: "Faces Places".
Como não vi a maioria, me abstenho de comentar a minha preferência.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
  1. "Remember Me" - Viva - A Vida é uma Festa - Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez
  2. "This is Me" - O Rei do Show - Benj Pasek e Justin Paul
  3. "Mighty River" - Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi - Mary J. Blige, Raphael Saadiq e Taura Stinson
  4. "Mystery of Love" - Me Chame Pelo Seu Nome - Sufjan Stevens
  5. "Stand Up for Something" - Marshall - Diane Warren e Lonnie R. Lynn
Palpite: "This is Me", de "O Rei do Show".
Eu votaria em: "This is Me", de "O Rei do Show".
Não será surpresa se ganhar: "Remember Me", de "Viva - A Vida é uma Festa".
Grata surpresa se ganhar: "Mystery of Love", de "Me Chame Pelo Seu Nome".

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
  1. Dunkirk - Hans Zimmer
  2. Trama Fantasma - Jonny Greenwood
  3. A Forma da Água - Alexandre Desplat
  4. Star Wars - Os Últimos Jedi - John Williams
  5. Três Anúncios Para um Crime - Carter Burwell
Palpite: Alexandre Desplat por "A Forma da Água".
Eu votaria em: Sufjan Stevens, por "Me Chame Pelo Seu Nome", injustamente não indicado. Dos indicados, eu escolheria o Desplat, que deve ganhar.
Não será surpresa se ganhar: Jonny Greenwood, por "Trama Fantasma", ou Hans Zimmer, por "Dunkirk" (este, com menor chance).

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
  1. Em Ritmo de Fuga
  2. Blade Runner 2049
  3. Dunkirk
  4. A Forma da Água
  5. Star Wars - Os Últimos Jedi
Palpite: "Dunkirk".
Eu votaria em: "Dunkirk".
Fortes candidatos: "Em Ritmo de Fuga" e "Blade Runner 2049". Se ganhar o primeiro, será uma grata surpresa.


MELHOR MIXAGEM DE SOM
  1. Em Ritmo de Fuga
  2. Blade Runner 2049
  3. Dunkirk
  4. A Forma da Água
  5. Star Wars - Os Últimos Jedi
Palpite: "Dunkirk". Dificilmente outro desbanca.
Eu votaria em: "Dunkirk".

MELHOR MONTAGEM
  1. Em Ritmo de Fuga
  2. Dunkirk
  3. Eu, Tonya
  4. A Forma da Água
  5. Três Anúncios Para um Crime
Palpite: "Dunkirk".
Eu votaria em: "A Forma da Água".
Tem chance: "Em Ritmo de Fuga".

MELHOR FOTOGRAFIA
  1. Blade Runner 2049 - Roger Deakins
  2. O Destino de Uma Nação - Bruno Delbonnel
  3. Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi - Rachel Morrison
  4. Dunkirk - Hoyte van Hoytema
  5. A Forma da Água - Dan Laustsen
Palpite: Roger Deakins, por "Blade Runner 2049". Vitória quase certa.
Eu votaria em: Sayombhu Mukdeeprom, por "Me Chame Pelo Seu Nome", que deveria ter sido indicado. Entre os nomeados, eu votaria em Dan Laustsen, por "A Forma da Água".
Grata surpresa se ganhar: Rachel Morrison, por "Mudbound - Lágrimas sobre o Mississippi".

MELHORES EFEITOS VISUAIS
  1. Blade Runner 2049
  2. Guardiões da Galáxia Vol.2
  3. Kong - A Ilha da Caveira
  4. Star Wars - Os Últimos Jedi
  5. Planeta dos Macacos - A Guerra
Palpite: "Blade Runner 2049".
Eu votaria em: "Planeta dos Macacos - A Guerra".

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
  1. A Bela e a Fera
  2. Blade Runner 2049
  3. O Destino de Uma Nação
  4. Dunkirk
  5. A Forma da Água
Palpite: "A Forma da Água".
Eu votaria em: "A Forma da Água".
Não será surpresa se ganhar: "Blade Runner 2049". A probabilidade deste e de "A Forma da Água" ganhar é quase igual.

MELHOR FIGURINO
  1. A Bela e a Fera
  2. O Destino de Uma Nação
  3. Trama Fantasma
  4. A Forma da Água
  5. Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha
Palpite: "Trama Fantasma".
Eu votaria em: "Trama Fantasma". Porém, os candidatos têm nível semelhante.

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO
  1. O Destino de Uma Nação
  2. Extraordinário
  3. Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha
Palpite: "O Destino de Uma Nação".
Eu votaria em: "O Destino de Uma Nação".

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
  1. Edith+Eddie
  2. Heaven is a Traffic Jam on the 405
  3. Heroin(e)
  4. Kayayo: The Living Shopping Baskets
  5. Knife Skills
  6. Traffic Stop

MELHOR CURTA-METRAGEM
  1. DeKalb Elementary
  2. The Eleven O’Clock
  3. My Nephew Emmett
  4. The Silent Child
  5. Watu Wote/All of Us

MELHOR CURTA EM ANIMAÇÃO
  1. Dear Basketball - Glen Keane e Kobe Bryant
  2. Garden Party - Victor Caire e Gabriel Grapperon
  3. Lou - Dave Mullins e Dana Murray
  4. Negative Space - Max Porter e Ru Kuwahata
  5. Revolting Rhymes - Jakob Schuh e Jan Lachauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário